VEST 2024

Escolha abaixo como gostaria de realizar a sua inscrição.

FORMULÁRIO - VEST ON LINE

Orientações para o Vestibular on-line

Atenção, leia Atentamente.

• Desenvolver um texto dissertativo-argumentativo, na modalidade escrita formal da língua portuguesa, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos;

• Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista;

• Não há como pausar, reiniciar ou retornar a prova quando iniciar. Então preste atenção na sua conexão, para que não seja interrompida;

• Realize a prova em um local tranquilo, sem ruídos ou distrações;

• Se identificado Plágio no texto digitado o mesmo será desconsiderado e a nota da redação será zero, desclassificando o candidato;

• A correção ortográfica do texto está desabilitada;

• Caso saia da aba do navegador, sua redação será recomeçada com um novo tema.

TEXTO

Apenas reproduzimos nas redes sociais o que somos na vida off-line. Mas hoje se convencionou que tudo é culpa da tecnologia. A previsão é sempre de um futuro sombrio, em que as pessoas não se relacionam, não se falam, não se encontram.

Falava-se a mesma coisa da TV. Para os pessimistas há sempre uma praga tecnológica mais atual. Os saudosistas olham para o passado e acham que a vida era mais vida lá atrás.

Não é melhor nem pior. É apenas diferente. Só temos que nos adaptar. As redes sociais podem, sim, nos dar uma falsa impressão de convivência cumprida. Corremos o risco de viver as relações de forma superficial. Sabemos da vida alheia, rimos das mesmas piadas, mandamos coraçõezinhos, distribuímos likes. E, então, voltamos para nossa vida ocupada.

Não dou conta de responder a todos os e-mails, inbox do Facebook, mensagens de WhatsApp. Fico na intenção. Não é egoísmo. É falta de habilidade em ser onipresente em todas as plataformas.

Nunca estivemos tão em contato mesmo à distância. As redes sociais têm o poder de estreitar laços e desvendar afinidades até com desconhecidos.

(Mariliz Pereira Jorge. “As redes sociais têm o poder de estreitar laços”. Folha de S.Paulo, 19.02.2015. Adaptado)

Com base no texto apresentado e em seus próprios conhecimentos, escreva uma dissertação, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:

E no período de Pandemia, as redes sociais estreitaram os laços entre as pessoas ou as tornaram egoístas?

FORMULÁRIO - Vest Agendado Presencial

ATENÇÃO:

Datas referentes aos dias Terça-feira, quarta-feira e quinta-feira (horário às 10h, 11h30, 13h, 14h, 15h, 16h, 17h, 18h30, 19h30, 20h30).

NÃO PODE SER APELIDO. Entende-se por nome social aquele pelo qual a pessoa travesti ou transexual se identifica e/ou é conhecida na comunidade. RESOLUÇÃO Nº 12, DE 16 DE JANEIRO DE 2015

Cachoeiro

Iconha