Notícia

Por que eu devo fazer uma pós-graduação?

Reprodução

O mercado de trabalho está cada dia mais competitivo. A graduação deixou de ser um diferencial e uma garantia para conseguir um bom emprego para um requisito básico de quem ingressa no mercado profissional. Hoje, assim como o domínio de outro idioma, soft skills, uma das formas de se destacar é através da pós-graduação. Por isso, se você ainda se pergunta por que eu devo fazer pós-graduação, listamos as razões para você investir em uma especialização. 
 

Valorização do mercado 

 
Como comentamos, a pós-graduação tem sido apontada como um diferencial valorizado na carreira. Para conseguir cargos melhores, é importante que o profissional tenha em seu currículo uma especialização. O curso também é bem avaliado nos processos de seleção de emprego.
 
Porém, é importante ter atenção: o profissional deve demonstrar domínio de suas habilidades, perfil assertivo e conhecimento da sua área. No final, a pós-graduação não é garantia de melhorias na carreira sem que o candidato demonstre capacidade para contribuir de forma significativa para a organização. 
 

Tornar-se um (a) especialista 

 
A graduação é um curso abrangente. Ao longo de quatro anos - em média - o estudante tem acesso a conhecimentos de diferentes campos relacionados à sua profissão. É na pós-graduação que o profissional pode se especializar em uma área específica. Um exemplo são os graduados no curso de jornalismo, que podem realizar uma especialização em Jornalismo Esportivo. 
 

Atuação prática 

 
Além da abrangência, os cursos de graduação também são conhecidos pelo foco nos conhecimentos teóricos. Apesar das aulas teóricas, os estudantes passam grande parte do curso estudando e analisando os conceitos relacionados à área de atuação. Ao contrário do que é difundido, essa base teórica é fundamental para formar profissionais com uma visão analítica da sua profissão. Na pós-graduação será possível ter mais contato com atividades que proporcionam o conhecimento prático da área. 
 

Atualização dos conhecimentos 

 
Outro fator relacionado a importância da pós-graduação é a possibilidade do profissional atualizar os conhecimentos. Ao longo do curso, o estudante terá contato com outros profissionais experientes que atuam em sua profissão. 
 
O mercado atual passa por constantes transformações, que acontecem em uma velocidade cada vez maior, por isso é importante um curso de especialização capaz de apresentar as técnicas, estratégias e ferramentas atualizadas no campo de atuação do profissional.