ENEM: Saiba como usar a sua nota

Reprodução

Saiba onde e como usar a nota do ENEM

A primeira importância do ENEM está no SISU, pois com o Sistema de Seleção Unificada alunos de todo o país conseguem ingressar no ensino superior em instituições pública de todo território, sem precisar realizar o vestibular. Nessa modalidade, o exame possibilita que o estudante faça a opção de uma vaga em qualquer parte do país realizando uma única prova na sua região, sem precisa se deslocar como passado. O SISU é utilizado por alunos da rede pública ou provada, não existe limitação para que o aluno se inscreva.

Já o ProUni (Programa Universidade para Todos) é restrito aos alunos da rede pública, sendo assim, existe uma seleção realizada apenas entre os alunos formados pelo estado. A realização do mesmo, visa que as instituições privadas forneçam bolsas integrais ou parciais para alunos da rede público, promovendo o acesso desses jovens a educação superior. Atenção, para competir ao ProUni é necessário que sua formação no Ensino Médio seja realizada totalmente no ensino público, não havendo validação para alunos bolsistas de escolas privadas, caso seja um aluno bolsista, você já estará fora desse processo.

Fies (Financiamento Estudantil) é um programa educacional desenvolvido pelo MEC, visando proporcionar o acesso ao Ensino Superior, o mesmo proporciona um financiamento aos alunos que tenham interesse em fazer uma graduação. Para competir ao Fies, o aluno deve obter uma média global de 450 pontos no mínimo, caso contrário ele estará impossibilitado de participar do processo.

No caso do Ciências sem Fronteiras, a nota do aluno será utilizada para seleção de estudantes que desejam realizar uma parcela de seus estudos na graduação ou pós-graduação fora do país. Desta forma, o ENEM será utilizada pelo resto da vida, uma vez que o estudante decida competir a uma bolsa de estudos no exterior.