Notícia

CARREIRAS: Profissional de Rochas Ornamentais



Rochas Ornamentais o que são?

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), define rocha ornamental da seguinte forma: “material rochoso natural, submetido a diferentes graus ou tipos de beneficiamento, utilizado para exercer uma função estética”. Vale destacar que as principais rochas que pertencentes ao universo deste setor são o mármore e o granito.
 
Primeiramente utilizadas na arquitetura e na construção civil como elemento estrutural, atualmente os minerais trabalhados têm sua maior utilização ligada ao revestimento em pisos, paredes e calçadas, tendo sua função mais ligada à finalidade estética.

A carreira do Tecnólogo Em Rochas Ornamentais

O tecnólogo atua na extração, na industrialização, na comercialização, no transporte e na estocagem de rochas ornamentais. Interpreta dados de pesquisas científicas e mapeamentos geológicos para definir onde e como as rochas serão exploradas, visando ao desenvolvimento sustentável da produção. É responsável por calcular os custos dos projetos e emite laudos técnicos sobre as propriedades e características das rochas. Gerenciar equipes de montagem e operação de equipamentos de prospecção, lavra e beneficiamento das rochas e define o uso que o produto terá – como material para revestimento de pisos, paredes, pias, mesas etc.

Oportunidades de emprego

Com a formação tecnológica no eixo dos recursos naturais, o profissional encontra vagas para Rochas Ornamentais para atuar em locais como:
 
- Empresas de mineração;
- Empresas produtoras de areia e água mineral;
- Institutos e Centros de Pesquisa;
- Pedreiras de agregados para construção civil e rochas ornamentais.

Habilidades e competências

Esse profissional é bem atento as novas tendências de ornamento que o mundo oferece. É importante que seja bastante detalhista, se certificando sempre de que nada será deixado de lado. Outro aspecto muito importante do profissional da área é saber trabalhar em grupo e ter espírito cooperativo. 

Se interessou? Faça já sua matrícula no Curso Superior de Tecnologia em Rochas Ornamentais.