CARREIRAS: O PEDAGOGO E SUAS ÁREAS DE ATUAÇÃO

O PEDAGOGO E SUAS ÁREAS DE ATUAÇÃO

O curso de Pedagogia tem duração média de 4 anos e está disponível em mais de mil faculdades por todo o Brasil – 86% delas na rede privada. Ao todo, 656 mil alunos devem chegar ao mercado de trabalho nos próximos anos.
A maioria dos cursos é de licenciatura, que forma professores para as redes de ensino fundamental e médio
.
Existem também algumas poucas opções de bacharelado para quem tem interesse em administração de escolas e instituições de ensino em geral.
O licenciado em Pedagogia entende dos princípios e métodos de ensino, da administração de escolas e da condução dos assuntos educacionais. Ele trabalha para garantir e melhorar a qualidade da educação.

O profissional tem dois grandes campos de atuação: a administração e a atuação como professor, de modo que pode tanto gerenciar e supervisionar o sistema de ensino e orientar professores e alunos quanto dar aulas.

Em órgãos do governo, o pedagogo estabelece e fiscaliza a legislação de ensino em todo o país. Em escolas, ele orienta e dirige os professores e verifica o cumprimento dos currículos e das diretrizes educacionais do país.

Em sala de aula, leciona nas séries iniciais do Ensino Fundamental e acompanha e avalia o processo de aprendizagem e as aptidões de cada estudante. Além disso, o graduado está habilitado para trabalhar com a inclusão de pessoas com necessidades especiais ou educação a distância.
O pedagogo é conhecido como o profissional que está presente somente em escolas atuando como educador, mas ele pode trabalhar em muitas áreas e instituições públicas e privadas. Atualmente, os cursos de pedagogia são mais abrangentes. Segundo as novas diretrizes do governo federal, o currículo dos cursos de hoje devem ser direcionados a formar professores para os níveis de Educação Infantil, Educação Fundamental I e para a área de gestão de instituições de ensino.

Anteriormente, durante três anos de curso, eram lecionadas as disciplinas voltadas para a educação como Filosofia, Sociologia e Psicologia, entre outras matérias, além de mais um ano de habilitação profissional com as disciplinas focadas em administração, que capacitavam o pedagogo a ser um gestor de escola. Mas, hoje, as questões de gestão permeiam todas as disciplinas do curso.
Entre as áreas em que o profissional de pedagogia pode trabalhar estão: ensino em escolas públicas e privadas (ministrar aulas da 1ª a 5ª série do Ensino Fundamental), administração escolar (gerenciar materiais, financiamentos e recursos humanos), educação especial, orientação educacional (oferecer assistência aos estudantes com o uso de métodos psicológicos) e pedagogia empresarial (criar projetos educacionais, sociais e culturais para empresas).

Hoje, o mercado de trabalho para o pedagogo é vasto, no entanto apresenta desafios em relação ao índice de pessoas que pretendem ingressar nele. De acordo com o Guia de Profissões e Salários da Catho, a média de salário nacional inicial de um pedagogo gira em torno de R$1.466,99.
A área de educação está em expansão por conta do crescimento demográfico, segundo informações do IBGE e as escolas da rede de ensino básico do Brasil precisam de mais educadores. E mais que isso: educadores com cursos de pós-graduação no currículo nas áreas de língua-portuguesa e redação, educação de jovens e adultos, libras, cultura e literatura, língua inglesa, educação inclusiva, gestão escolar e alfabetização.

Faça sua matrícula no curso de Licenciatura em Pedagogia da FACI.