Notícia

CARREIRAS: Gestão de Recursos Humanos

Reprodução 


Gestão De Recursos Humanos é uma área estratégica das empresas, cuja principal missão é gerenciar as relações humanas em prol dos objetivos da Organização e do colaborador. Para atuar na área, o profissional precisa entender o ambiente no qual está inserido e para desenvolver habilidades inerentes a Gestão de RH é necessário uma formação de nível superior, geralmente com o tempo de duração de dois anos. Cabe ao tecnólogo em Recursos Humanos analisar estratégias, desenvolver e gerenciar planos de carreira de variadas funções.


Graduação em Gestão de RH


Quem deseja ingressar na faculdade de RH, vai encarar disciplinas voltadas para as questões trabalhistas e vai aprender assuntos como: liderança, negociação, contabilidade, ética, legislação e informática, por exemplo. A grade curricular vista pelo tecnólogo em Gestão De Recursos Humanos é basicamente preenchida por matérias ligadas à gestão com uma pequena presença de matemática financeira. Entretanto, as disciplinas podem variar de acordo com as instituições que oferecem o curso.
Fique atento! O curso superior com habilitação de tecnólogo também oferece ao gestor de Recursos Humanos a possibilidade de gerenciar as rotinas relacionadas à função, diferente, por exemplo, do profissional que conclui apenas o curso técnico em gestão de RH, já que o profissional formado nesta modalidade recebe apenas um certificado de curso de nível médio.

 

RH, Administração e Psicologia: como se relacionam?

Apesar de serem graduações de nível superior com conteúdos bastante divergentes, o curso de Gestão De Recursos Humanos acaba abordando alguns assuntos voltados à Administração e outros que permeiam o campo da Psicologia. O profissional de Recursos Humanos precisa saber identificar problemas pessoais ou coletivos responsáveis por atrapalhar o rendimento de colaboradores, através de técnicas do estudo psicológico que analisa o comportamento humano, bem como suas emoções, ideias e atitudes. A partir daí, o formado precisa utilizar de técnicas de gestão voltadas à área da Administração, visando solucionar o problema de forma administrativa e voltar a otimizar a produção individual ou de um determinado setor.

Pós-Graduação em Gestão de RH


especialização em RH, voltada para profissionais graduados em qualquer área do conhecimento, capacita os participantes para que possam atuar em organizações de pequeno, médio e grande porte, de qualquer setor, em prol da gestão de pessoas. Além disso, durante a pós-graduação os profissionais são instigados a analisar e refletir sobre os conceitos e políticas relacionadas à área, bem como suas contradições e desafios.
Confira algumas das disciplinas que podem integrar a grade curricular do curso:

- Gestão do Fator Humano
- Gestão do Desempenho Organizacional
- Sistemas de Trabalho
- Gestão por Competência
- Técnicas de recrutamento, seleção e treinamento
- Planejamento de Carreiras
A carga-horária de cada uma delas pode variar de acordo com a instituição de ensino escolhida e da modalidade de ensino (presencial, semipresencial ou EAD).

Faça já sua matrícula no curso de Gestão de Recursos Humanos.